DOUROTUR – Turismo e inovação tecnológica no Douro

Data Inicio: 2016-05-01 | Data Fim: 2019-04-30

Valor: 679458.26 €

Valor CETRAD: 679458.26 €

Financiador: NORTE2020 – Programas ICDT

Grupo de Investigação: Turismo, Identidades e Património Cultural

Linha de Investigação: Turismo & Desenvolvimento

Coordenador Geral: Xerardo Pereiro

Coordenador CETRAD: Alberto Moreira Baptista

Membros Envolvidos:

Alberto Moreira Baptista ; Ana Alexandra Vilela Marta Rio Costa ; Ana Paula Rodrigues ; Artur Fernando Arêde Correia Cristóvão ; BOLSEIRA - Filipa Margarida Eira Jorge ; BOLSEIRA - Yousra Makanse ; BOLSEIRO - Edgar Alexandre da Cunha Bernardo ; BOLSEIRO - Gonçalo Daniel Rodrigues Mota ; BOLSEIRO - Lorenzo Ibrahim Bordonaro ; BOLSEIRO - Vitor Alexandre Gomes Rodrigues ; Carla Susana da Encarnação Marques ; Carlos Duarte Coelho Peixeira Marques ; Caroline Elizabeth Dominguez ; Filipa Conceição Silva Furtado Torres Meneres Manso ; Humberto Miguel dos Santos Martins ; João Fernandes Rebelo ; José Manuel de Melo Vaz Caldas ; Leonida Amaral Tomás Correia ; Lina Sofia de Matos Lourenço Gomes ; Lívia Maria Costa Madureira ; Luís Filipe Gomes Lopes ; Luzia Oca González ; Manuel Luís Tibério ; Maria Emília Pereira Simões de Abreu ; María Nieves Losada Sánchez ; Maria Olinda Rodrigues Santana ; Mário Sérgio Carvalho Teixeira ; Octávio José Rio do Sacramento ; Ricardo Jorge e Silva Bento ; Sofia Helena Cerqueira de Gouveia ; Vera Lúcia Ferreira Mendonça ; Veronique Nelly Paul Marie Joukes ; Xosé Xerardo Pereiro Pérez ;

Parceiros:

UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ;

Documento: Não existe


Descrição:

Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (http://www.dourotur.utad.pt/), financiado pelo Norte2020, em 679 793,00 euros, pretende aumentar o conhecimento sistémico e holístico sobre a oferta e procura de produtos e serviços turísticos no Douro (declarado paisagem cultural da humanidade pela UNESCO em 2001), avaliar as estratégias de comunicação e definir prioridades para melhorar o marketing digital, a coordenação e organização articulada da oferta turística da região do Douro e a construção de um turismo mais sustentável, durável e responsável. O projeto, centrado no Douro e no Turismo, está estruturado em 4 linhas interconetadas: 1) analisar a oferta turística, 2) investigar a imagem e os relatos turísticos; 3) conhecer a procura e os efeitos sociais, culturais, económicos e ambientais do turismo; 4) desenvolver ferramentas de marketing digital para suporte ao crescimento do turismo que se pretende responsável e sustentável. O projeto que se estende por 3 anos, envolve sobretudo investigadores da UTAD, a maioria do CETRAD e alguns do departamento de engenharias.

https://www.youtube.com/watch?v=XY3pdTB3Ls0&feature=youtu.be