CETRAD - Evento

SPID - Doçaria popular e dinâmicas do património cultural

Inicio: 2017-12-06 | Fim: 2017-12-06

Local: Sala 0.21 | Pólo II da ECHS - DESG - CETRAD | UTAD | 9:00-11.00 h

ORADOR:

Ricardo Manuel Ferreira de Almeida

Ricardo Manuel Ferreira de Almeida nasceu em Angola, a 11 de Agosto de 1972. Licenciado em Antropologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (PT), Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra (PT), com tese sobre Cirurgia Plástica, e Doutor em Sociologia pela Universidade do Minho (PT), com tese sobre organização social dos grupos de teatro amador. Desenvolve a sua actividade profissional no domínio da educação desde 1997, como professor do ensino secundário, formador do ensino profissional nas áreas da Animação Sociocultural e Sociologia, e no ensino universitário, na área da Sociologia e Serviço Social. Foi tarefeiro, jornalista, activista cultural, locutor de rádio, sendo responsável pelos programas MÚSICA, MÚSICA na RVD (Rádio Voz do Douro) de São João da Pesqueira, VOLTAR À TERRA, na RVM (Radio Voz do Marão) e na UFM (Universidade FM), todos dedicados à Música Tradicional. Participou no programa PESSOAL E COLECTIVO na Terra Quente FM, como comentador. É músico, actor e dramaturgo, fundou os grupos A Trouxa Mouxa - Teatro e Gaitas de Fole e Ao Toque de Vila Nova (música tradicional portuguesa). Tem publicações na área da poesia, teatro, antropologia e sociologia, e os seus textos de teatro foram representados em Portugal e no Brasil; venceu o Prémio Literário Campos Monteiro com o romance "Noticiário da Vida de José dos Passos". Os seus interesses de estudo são a Sociologia do Corpo, Género e Sexualidade, Sociologia do Teatro, Etnografia Portuguesa (www.etnografiatransmontana.blogspot.com)  e Música Tradicional, Antropologia Médica, Sociologia da Saúde, Sociedades Medievais, Educação e Animação Sociocultural.

COMENTADORA:

Rosa Cramez

Rosa Cramez é licenciada em turismo pela UTAD, mestranda em antropologia pela UTAD e empresária de Casa Lapão (doçaria conventual e tradicional portuguesa), uma das grandes referências alimentares em Vila Real.

Bolseira do projeto Cultour plus (http://www.cultourplus.info/pt/ ) – Inovação e capacitação em turismo cultural. Empreendedorismo para rotas culturais europeias-, projeto da UTAD financiado pela União Europeia. Pesquisa sobre doçaria conventual, área na qual está a desenvolver a sua tese de mestrado em antropologia. Também desenvolve projetos de desenvolvimento no campo da alimentação local e tradicional na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

 


Parceiros do Evento: UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ;

Programa do Evento: SPID - Doçaria popular e dinâmicas do património cultural