O projecto trabalha na zona em redor da fronteira do Douro (Zona de Reserva da Biosfera de Meseta Ibérica), promovendo a eco-eficiência dos recursos paisagísticos, culturais e patrimoniais e a protecção dos agro-ecossistemas. O projecto desenvolveu a cartografia (ferramenta “GIS viewer”), ferramentas educativas e recreativas (o “Goose Game”) e encorajou a reprodução de práticas tradicionais, como base para o desenvolvimento endógeno e mercados locais, tudo isto encorajando a participação da população local. Um exemplo das suas acções é o desenvolvimento de uma metodologia e parâmetros destinados a criar um modelo de ecoturismo que tem destacado vários casos de boas práticas em ambos os lados da fronteira.
Entre as histórias destacadas no âmbito do projecto está a de Inés, “a última goatherd”, protagonista nas “Histórias Ibéricas” da Agência EFE e LUSA e no vídeo POCTEP premiado no Projecto Slam 2021.

Objectivo Geral:
Promover a eco-eficiência dos recursos paisagísticos culturais e patrimoniais, bem como a protecção dos agro-ecossistemas na área em redor da fronteira do Duero (Área de Reserva da Biosfera do Planalto Ibérico).

Documentar as paisagens do Planalto Ibérico como uma experiência espacial da coexistência harmoniosa do homem e da natureza.
Investigar as potencialidades e os riscos da dinâmica e das tendências destas paisagens, significando a sua condição estratégica para a cooperação em rede e para o desenvolvimento sustentável deste território.
SO3.- Promover a transferência local de estratégias de gestão da paisagem e a sua disseminação a nível regional e internacional.