Coordenador de Projeto:
Nicola Bermingham (Liverpool University)
Tipologia de Projeto:
Estudos Comissionados
Investigador Responsável do CETRAD:
Luzia Oca González
Equipa de Investigadores do CETRAD:
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Montante Financiado:
4 990 libras
Financiamento CETRAD/UTAD:
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Data de Inicio:
01-01-2018
Duração:
24 meses
Parceiros:
Liverpool University, University of La Coruña, University of Trás-os-Montes and Alto Douro
Cabo Verde é um arquipélago constituído por dez ilhas, nove das quais são habitadas. Com uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas, Cabo Verde é classificado pelas Nações Unidas como um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento (PEID). O Ministério da Educação de Cabo Verde relata os progressos no domínio da educação básica decorrentes da reforma educacional que teve lugar durante a década de 1990. No entanto, a fragmentação geográfica do arquipélago e a divisão urbana/rural significa que as condições de aprendizagem variam consideravelmente de uma ilha para outra. No centro deste estudo específico está a utilização da língua no sistema educativo cabo-verdiano.
Adoptando uma abordagem sociolinguística, o projecto explora as formas como a língua sustenta as disparidades nos resultados educacionais em Cabo Verde. O projecto está envolvido na estratégia do Global Challenges Research Fund (GCRF) e na área do desafio de abordar o Acesso Equitativo ao Desenvolvimento Sustentável e aborda o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 4 da ONU, que trabalha no sentido de obter uma educação de qualidade.
O projecto baseia-se numa gama de conhecimentos de académicos que trabalham em contextos disciplinares, incluindo Sociologia, Antropologia, Linguística e Educação.