Research Group:
E-mail:
Pedro Javier Cruz-Sánchez (Salamanca, 1969) é licenciado em História, especializado em Arqueologia, e doutorado em História pela Universidade de Valladolid. Actualmente sou investigador na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e membro do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da mesma universidade, bem como trabalho como profissional liberal.
A minha investigação centra-se no estudo de diferentes aspectos da Religiosidade Popular, paisagens sagradas, património imaterial, arquitectura popular, canineira histórica, transumância e cultura material e visual. Escrevi sete livros, coordenei mais três e escrevi mais de 80 artigos científicos sobre diferentes temas relacionados com antropologia e etnografia, tais como as cruzes e crucifixos de Salamanca, o tema da minha tese de doutoramento, os moinhos do SW de Salamanca, a cultura pastoral, os caminhos históricos da província de Segóvia ou o património histórico dos Montes de Valsaín (Segóvia). Dei numerosas palestras e conferências, algumas delas em universidades espanholas e no CSIC, e coordenei meia dúzia de seminários e cursos, bem como conferências nas universidades de Salamanca, Valladolid e Burgos.
Actualmente estou a coordenar o Laboratório de Paisagens Culturais Sagradas de Castela e Leão, no âmbito do Museu Etnográfico de Castela e Leão em Zamora e trabalhei na elaboração do inventário do património imaterial das províncias de Ávila, Palência, Segóvia, Soria, Salamanca e Valladolid, no âmbito do Instituto de Estudos Europeus da Universidade de Valladolid. Sou também coordenador científico de várias conferências internacionais sobre paisagens culturais sagradas e religiosidade popular. Também dirigi, entre outros, os projectos de inventário dos eremitérios das províncias de Ávila, Salamanca, Valladolid e Zamora e das Pedras Sagradas de León, Salamanca e Zamora financiados pela Junta de Castilla y León e curei várias exposições sobre a antropologia das paisagens sagradas da Península Ibérica.