Research Group:
E-mail:
Luzia Oca González é doutora em Antropologia Social pela USC. É professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desenvolvendo a sua atividade investigadora no CETRAD. Autora de diversos trabalhos de investigação e publicações sobre a comunidade cabo-verdiana da Galiza, que condensam uma experiência etnográfica multisituada entre a localidade de Burela (Galiza), e a ilha de Santiago de Cabo Verde, o seu mais relevante terreno de investigação. Em anos mais recentes, tem focado o seu interesse nas desigualdades de género no Douro e na violência contra as mulheres em Portugal.
Desde 1998, coordenou diversos projetos de intervenção participativa com mulheres cabo-verdianas, na Galiza e em localidades piscatórias da ilha de Santiago, no âmbito da cooperação internacional (AECID, Cooperación Galega, ECOWAS).
Seus interesses de investigação focam-se nas questões ligadas ao género, nomeadamente na sua confluência com as migrações, o turismo e as políticas de igualdade. Também nas metodologias participativas com enfoque de género e empoderamento e os Feminismos.